30 de mar. de 2011

Programa Radiofônico: Verdades Inventadas


Gênero: Radionovela
Realização: LAbI, Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Coordenação: Maithe Bertolini



O Projeto
Com a proposta de diversificar e ampliar nossa produção de conteúdos sobre cultura científica, vimos no Edital Roquette-Pinto a possibilidade de concretizar esta ideia na realização da radiodramaturgia Verdades Inventadas. As experiências imaginárias da personagem Laura surgiram a partir da ideia de produzir uma dramaturgia sobre formas de viajar no tempo. Através destas experiências pudemos colocá-la em contato com diversos personagens da história da ciência e da produção de conhecimento sem infringir conceitos científicos e sem cair em clichês dramaturgicos como "tudo não passou de um sonho". Um estudo diz que o sistema nervoso central é incapaz de distinguir uma experiência real de uma experiência imaginária se a pessoa (a dona do cérebro) souber do que se trata o objeto da experiência (ou seja, se ela já conhecer tal objeto). Partimos desta premissa para composição do universo imaginário que Laura, a personagem principal desta trama, explorará na rádio-dramaturgia "Verdades Inventadas".

Trabalhando com o imaginário
Para a compreensão como isso acontece, fazemos a seguinte proposta: pense num limão, bem verdinho, de casca lisa. Agora você corta o limão ao meio, até saiu um pouco de suco dele...
Agora imagine-se lambendo uma das metades do limão. Sentiu o azedo? Salivou? A produção de saliva é uma resposta real a um estímulo imaginário, ou seja, seu cérebro não distinguiu se você realmente estava lambendo um limão ou apenas imaginando que o estava fazendo. Mas isso só aconteceu porque você sabe que o limão é azedo e já salivou antes quando tomou aquela limonada sem açúcar. Isto quer dizer que podemos trabalhar com experiências imaginárias para gerar aprendizagens bem reais, e é esta a proposta de "Verdades Inventadas".

Público
Nas discussões da equipe sobre público-alvo sempre avaliamos que todos ouvintes são público em potencial. Acreditamos que na realização deste projeto teremos a oportunidade de atingir novos públicos e pautar questões relacionadas à construção do conhecimento através de experimentações no formato consolidado da radiodramaturgia, considerando que neste processo criativo tanto a Arte como a Ciência foram fundamentadoras da narrativa.

Repercussão
Até o momento, avaliamos positivamente. Paralelo ao lançamento na Radio UFSCar começamos a atualização diária do blog de Laura (viagensdalaura.wordpress.com) onde a personagem comenta suas aventuras e desenvolve um pouco mais os assuntos abordados em cada episódio. No primeiro dia atingimos cerca de 1500 visitas no blog e desde então mantemos uma média de 250 acessos diários. Através do blog começamos a dialogar com diversos ouvintes estabelecendo um canal de comunicação com os mesmos, entendendo como a radionovela é recebida, como os assuntos são abordados e repercutidos. A partir do blog tivemos a satisfação em saber que o material produzido está sendo usado por diversos professores em sala de aula e que estamos dialogando com estudantes por lá também.

Expectativas
Por enquanto discutimos a possibilidade de uma segunda temporada das experiências imaginárias de Laura e uma publicação no formato de contos, mas ainda não há nada definido.

Sobre O LAbI
O Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, promove, desde 2006, iniciativas de divulgação científica e produção de conhecimento sobre essa prática. o LAbI está fundado nos conceitos de interdisciplinaridade, interatividade, construção colaborativa do conhecimento e relação entre Arte e Ciência como formas de elaboração de saberes.

Ao longo dos seus três anos de existência, estruturou suas atividades e sua equipe nas seguintes frentes de trabalho:

• Realização de oficinas de formação de pessoas, prospecção de conteúdo e construção colaborativa de instalações interativas com professores de Educação Superior e Básica;
• Concretização e exposição das instalações interativas de divulgação científica, acompanhadas de outros produtos de disseminação do conhecimento;
• Concepção e realização de produtos audiovisuais – vídeos educativos e programas de rádio;
• Realização do programa radiofônico Paideia, sobre cultura científica (veiculado semanalmente ao vivo em www.radio.ufscar.br e com podcast em http://programapaideia.wordpress.com);
• O videocast semanal Céu da Semana, com dicas de astronomia (http://www.youtube.com/user/labiufscar);
• Edição da revista eletrônica ClickCiência (www.clickciencia.ufscar.br).


Sobre o Prêmio Roquette-Pinto
A Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) realizou, em 2010, a primeira edição do Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. A iniciativa é pioneira no país e conta com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e com patrocínio da PETROBRAS. O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio.

Fonte:


Contato:
Maithe Bertolini
Coordenadora de Criação do Laboratório Aberto de Interatividade - LAbI UFSCar
Produtora do Festival CONTATO
maithebertolini@gmail.com
16 33518929
16 91122526

Um comentário:

  1. Olá Mariana e demais visitantes do blog! Parabéns pela iniciativa e consequente articulação dos divulgadores de ciência no rádio através deste blog. A equipe do LAbI fica a disposição de todos que quiserem saber mais sobre Verdades Inventadas e demais projetos, e aproveitamos também para agradecer o espaço para divulgação!

    Visitem o blog da radionovela Verdades Inventadas http://viagensdalaura.wordpress.com

    abraços,
    Maithe Bertolini
    Coord. de Criação do LAbI - Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar

    ResponderExcluir