21 de fev. de 2011

Programa "Na Onda da Vida"





Produção: Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Biológicas
Transmissão: Rádio Educativa UFMG / 104.5 FM / 
Contagem e Belo Horizonte
 terça a sexta às 11:30h e 20:15h e segunda somente às 11:30
Coordenação: Adlane Vilas Boas



Primeiras dificuldades

Convencer o professor/pesquisador a produzir material para popularização da ciência. Depois, adaptar a linguagem rebuscada, que nós cientistas temos o costume de usar, à linguagem oral e mais fácil de ser compreendida.


Soluções

Trocamos nossa estratégia e partimos para marcar entrevistas com os pesquisadores, o que tem funcionado bem. Quanto à linguagem, tivemos oficinas com profissionais da Rádio UFMG Educativa, além do constante "patrulhamento" em relação aos textos escritos pelos estudantes e às palavras usadas pelos colaboradores cientistas. Muitas vezes pedimos a eles que expliquem em outras palavras seu trabalho.


Retorno do público

Temos, no próprio Instituto, depoimentos de colegas sobre os programas. Como publicamos todos os áudios no site/blog do programa, temos comentários de pessoas de todo o Brasil.


Algo inusitado 

Ao consultar um colega sobre uma colaboração ao programa, fui surpreendida com um argumento raivoso do tipo: "Nós não temos muita colaboração e recursos para fazer nossa pesquisa. Se alguém quiser saber da importância de minha pesquisa, que procure ler o que produzo". Ainda bem que esse foi um caso isolado! O Na Onda da Vida tem tido ótimas experiências contadas por mais da metade dos professores do Instituto de Ciências Biológicas.


Dicas sobre financiamentos e parcerias  

Como projeto de extensão universitária temos tido apoio de agências financiadoras, como CNPq e Fapemig, e também através do MEC. Mas temos planos de conseguir apoio em empresas de material biotecnológico que queiram associar seu nome ao nosso produto radiofônico.

Uma mostra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário