2 de mai. de 2011

ETNOCIÊNCIA



Vencedor do Prêmio Roquette-Pinto, o projeto Aldeias Sonoras é uma retomada do antigo projeto Progama de Indio, iniciado em 1985, e veiculado pela USP FM. Os idealizadores acreditam na importância do rádio na divulgação da cultura indígena e na aproximação entre os povos.


Entrevista com Angela Pappiani, Jornalista, escritora e produtora cultural, diretora da Ikorē – projetos culturais e artísticos, formação, trabalho, coordenadora do projeto Aldeias Sonoras

O Embrião
Há alguns anos estávamos pensando na retomada do projeto de rádio para divulgação da cultura indígena, mas o envolvimento com outros projetos em outras áreas de atuação nos desviava desse caminho. Há dois anos começamos a pensar num formato mais curto, com informações mais condensadas, muita música e arte, para trazer as tradições indígenas para um público amplo. Daí o formato de 10 minutos, com temáticas variadas, textos da tradição oral dos povos indígenas e muita música.

A Divulgação
A veiculação, dentro da proposta do Prêmio Roquette-Pinto, será coordenada pela ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil - para emissoras públicas em todo o país (os programas estão disponíveis para download no site www.arpub.org.br. Basta preencher um cadastro).
Somente neste mês os programas foram liberados para veiculação e estão disponíveis para download no site da instituição. Agora vamos fazer um trabalho de divulgação do projeto e estimular emissoras parceiras e organizações conhecidas para a veiculação. Em breve os programas estarão no site do Programa de Índio (www.programadeindio.org).


Público
Os programas ainda estão começando a ser veiculados e ainda não temos um retorno.
Mas nosso alvo são todos os públicos, de todas as idades, classes sociais, tradições culturais.

Dicas de Financiamentos
Fizemos o cadastramento do projeto para captação dentro da lei do ICMS em São Paulo. E vamos habilitar no Minc também. Estamos buscando apoio para dar continuidade ao projeto com a produção de mais 40 programas novos.


Contatos:

Angela Pappiani
011 - 3796 2418
011- 7651 5294
Skype - angelapappiani
www.ikore.com.br (site sendo finalizado)
http://palavrascriadoras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário